Dep. Vaz De Lima | 09/08/2017 | 14:29:46
Fonte: Diário da Região
Da tribuna na Assembleia, Vaz de Lima mostra capa do Diário. (Foto: Divulgação)

Da tribuna na Assembleia, Vaz de Lima mostra capa do Diário. (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Vaz de Lima (PSDB) protocolou nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa projeto de Lei que denomina o Hospital de Base (HB) de Rio Preto com o nome do médico Oscar de Barros Serra Dória. A proposta será analisada pelos parlamentares nas próximas sessões. “Se faz Justiça ao dar o nome de Oscar Dória ao Hospital de Base. Só agora o Hospital de Base pertence ao Estado”, afirmou Vaz de Lima ao explicar que o prédio do HB pertencia à Santa Casa. Foi feito uma permuta em que a Santa Casa recebeu 27 alqueires na área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).

De acordo com Vaz de Lima, a homenagem reconhece um dos profissionais médicos que mais contribuiu para o avanço da medicina na região de Rio Preto. O tucano ocupou a Tribunal da Casa e pediu apoio à proposta.

“O rio-pretense Oscar Dória nasceu em 25 de julho de 1917 (há 100 anos) e morreu em 28 de janeiro de 1989, depois de realizar mais de 15 mil cirurgias, a maioria no Centro Cirúrgico da Santa Casa. Desenvolveu na área cirúrgica, a Técnica Serra Dória para tratamento do megaesôfago chagásico, procedimento adotado universalmente”, afirmou Vaz de Lima em nota.

Segundo o deputado, o médico consolidou uma carreira “que é exemplo para as gerações que com ele conviveu; para a geração que o sucedeu e para as futuras gerações”. Para Vaz de Lima, Dória “foi o idealizador, junto com um grupo de médicos, do Hospital das Clínicas, hoje Hospital de Base e da Faculdade de Medicina, que deu origem à Famerp”.

A homenagem teve como base reportagem publicada pelo Diário no dia 25 de julho sobre os 100 anos do nascimento de Dória. “Importante para a história e memória de São José do Rio Preto. O Diário fez questão de registrar os 100 anos de nascimento do doutor Oscar. Muito elucidativa, contando toda a sua trajetória”, afirmou o deputado do PSDB.

Vaz de Lima disse que o médico de um grande legado na história de Rio Preto. “Deixou um enorme legado para a história de Rio Preto, da região, da medicina, da política. Ele ajudou a fundar o antigo MDB. Era um filantropo, um homem de bem”, disse.

Dória foi ainda vice-provedor da Santa Casa de Rio Preto, presidente da Fundação Regional de Ensino Superior da Araraquarense (atual Funfarme). Atuou também como presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto, além de ser membro da Academia de Medicina de Rio Preto e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Dória recebeu em 1968, na Câmara, o diploma de reconhecimento público, proposta pelo então vereador Norberto Buzzini.


Compartilhar